Cultura Nordestina é destaque na abertura da 41ª Reditec

O som do forró, do xaxado e do baião embalou a noite de abertura da 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). O Teatro A Pedra do Reino, em João Pessoa, foi o palco da apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, nessa segunda-feira (21).

Com um repertório baseado em grandes nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, a orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina.

Segundo o maestro Lucílio, a apresentação da orquestra na Reditec se torna vitrine não apenas para a cultura nordestina, mas para a produção musical paraibana. “A nossa música passa a servir como mostruário da nossa cidade, Estado e região. Quem vem de outros lugares vai querer ouvir o que temos aqui, ou seja, vai querer prestigiar o nosso DNA, a nossa identidade, que é o que pretendemos passar através da música. A apresentação de um grupo que toca a história do seu povo é bastante positiva”, destacou.

Os talentos do Instituto Federal da Paraíba também foram expostos na abertura do evento. A apresentação do grupo MP5, do Campus João Pessoa, trouxe aos presentes um pouco da Música Popular Brasileira, numa mistura de ritmos que foram do pop rock ao forró.

Para o músico e coordenador do grupo Draylton Siqueira, a iniciativa de convidar e expor talentos do próprio IFPB na Reditec é um grande estímulo para os alunos. “Os alunos se sentem prestigiados em poder mostrar sua música a todos os líderes da Rede Federal. É muito importante este olhar para a arte e a cultura local”.

Outras apresentações irão acontecer durante toda a Reditec, com grupos externos e do IFPB fomentados pela interface ensino-extensão.

Texto: Verônica Rufino  – da Comunicação do IFPB

Fotos: Antonio Evaldo Soares (IFRR) e Luiz Araújo