Conferência de abertura destaca desafios do Plano Nacional de Educação para ensino técnico

A meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que até 2024 o número de matrículas da Educação Profissional Técnica de nível médio tem que triplicar. Esse é um dos desafios do PNE, tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (20), pelo professor Dr. Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), na abertura da 41ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), evento que reúne mais de mil participantes no Centro de Convenções da Paraíba.

Em sua abordagem, o professor enfatizou a relevância dos institutos federais nos últimos anos com o processo de crescimento substantivo, principalmente no interior do país. Ele alertou que atualmente está se vivenciando um retrocesso nos campos da política educacional e que poderá resultar em grandes perdas. “Estamos falando de um espaço formativo com uma perspectiva muito promissora que traz frutos no sentido de garantir uma educação de qualidade. Este é um projeto que chama a atenção para a necessidade de materialização de suas metas e as lutas que precisam ser travadas”.

De acordo com Dourado, se persistir a emenda que congela os investimentos em políticas sociais, o futuro dos institutos federais terá perdas consideráveis. Neste cenário, ele acredita em uma união propositiva no sentido de reverter a situação se houver uma articulação entre os Institutos e universidades federais. “Educação pública é um patrimônio da sociedade. Este país tem uma dívida histórica enorme no sentido de garantir a democratização do acesso e permanência, e os institutos cumprem uma função precípua nessa direção”.

Na oportunidade, o catedrático lançou o livro intitulado O Plano Nacional de Educação: epicentro das políticas de estado para educação brasileira. O livro traz uma avaliação das ações do governo federal nos três primeiros anos do PNE, fazendo uma análise de cada uma das metas e conjuntos das estratégias.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da Educação em todas as suas modalidades. No tocante ao ensino profissionalizante, além de aumentar o número de matrículas e garantir a qualidade, o plano  prevê pelo menos 50% da expansão no segmento público até 2024.

Texto: Ernani Baracho – jornalista do IFPB

Foto: Luiz Araújo