Conheça João Pessoa

A Capital da Paraíba foi fundada em 5 de agosto de 1585, sendo chamada de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”. Os fundadores portugueses concentraram as primeiras moradias às margens do Rio Sanhauá, afluente do Rio Paraíba, hoje conhecido como Porto do Capim, no bairro do Varadouro, na região do centro da cidade.

Em 1588, quando Portugal já estava incorporado ao reinado da Espanha, a cidade mudou de nome para “Filipéia de Nossa Senhora das Neves”, em homenagem ao rei espanhol Filipe II. Em 1634, os holandeses invadiram a cidade e a batizaram de Fredrikstad (Cidade de Frederico), em homenagem ao príncipe Frederico de Orange.

Em 1654, a cidade passou a ser batizada “Parahyba do Norte”. O nome Paraíba é uma alusão ao seu principal rio que, em tupi, significaria “água difícil de invadir”. O nome “João Pessoa” é uma homenagem ao então presidente do estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, quando era candidato à vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.

A partir da década de 1960, a orla marítima passa a ser o foco de moradia dos pessoenses. Mesmo assim, o centro histórico continua como parada obrigatória para os amantes de história e arquitetura. Aqui é onde se encontra um dos complexos barrocos mais bem preservados do país: o Centro Cultural São Francisco, a Igreja do Carmo e o Mosteiro de São Bento estão entre eles. O casario da Praça Antenor Navarro, ao lado da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, é outro ponto de visitação frequente. No centro da Capital, também é possível apreciar um belo entardecer, no histórico Hotel Globo ou na centenária Casa da Pólvora. O Parque Solon de Lucena, mais conhecido como a Lagoa, é um dos cartões postais da região central.

A capital paraibana tem um litoral de cerca de 24 km, divididos em nove praias de águas mornas: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Barra de Gramame. Entre as opções de lazer, estão passeios de barco para os corais de Picãozinho (em Tambaú), dos Seixas e de caiaque no Bessa. O Farol do Cabo Branco, na ponta dos Seixas é o ponto mais oriental das Américas, onde o Brasil mais se aproxima da África. Por isso, a cidade é conhecida como “o lugar onde o sol nasce mais cedo”.

João Pessoa é celebrada como uma das capitais de maior arborização, tendo a reserva de floresta atlântica da Mata do Buraquinho como um atrativo a ser visitado através do Jardim Botânico. A cidade também possui o parque zoológico Arruda Câmara, a conhecida Bica. Muitas praças despertam atenção pela beleza como a Praça da Independência, no bairro de Tambiá.

Vizinha à capital, está a cidade portuária de Cabedelo que tem, entre seus principais atrativos, o pôr do sol da praia fluvial do Jacaré, o Forte de Santa Catarina, tombado pelo Patrimônio Histórico, e a “ilha” de Areia Vermelha. No litoral sul, o limite é com o município do Conde, porta de entrada para as praias de Coqueirinho e da naturista Tambaba. Todos são atrativos próximos para quem está hospedado na capital do estado.