Apresentação

A Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é o momento onde líderes dos Institutos Federais, Cefets, Escolas T.écnicas vinculadas às Universidades e Universidade Tecnológica se encontram anualmente para debater sobre o cenário educacional e traçar políticas de gestão, consolidando projetos institucionais e parcerias. O evento é direcionado para reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi, incluindo os de Ensino e de Administração.

A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Neste ano de 2017, a 41ª Reditec está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), sendo sediada na cidade de João Pessoa. O evento será realizado no Centro de Convenções do Estado da Paraíba, nos dias 20 a 24 de novembro.

Cerca de 1000 líderes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem participar do evento, além dos palestrantes de renome e educadores selecionados para apresentar trabalhos e desenvolver atividades durante a programação. Empresas e outras entidades governamentais e da sociedade civil organizada também são chamadas a participar, pois o evento é aberto para exposição em estandes.

O tema principal da 41ª Reditec é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O evento será composto de palestras e mesas-redondas e várias temáticas já foram pré-definidas para os debates. A Reditec também conta com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Gestão, Extensão, Ensino e Pesquisa, onde educadores apresentam iniciativas bem sucedidas que foram desenvolvidas nas instituições. Os líderes também se reúnem nos respectivos Fóruns temáticos de Planejamento, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Relações Internacionais, Desenvolvimento Institucional, Educação no Campo. Reuniões regionais e visitas aos campi do IFPB também estão sendo propostas.

Paralelamente, o IFPB vai realizar outros eventos que podem ser apreciados pelo público presente à Reditec. São eles, o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), II Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), Competição de Robótica, Mostra de Extensão e apresentações culturais. É a oportunidade de a sociedade entrar em contato com a produção de professores, técnicos e estudantes.