Apresentação

A Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é o momento onde líderes dos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II se encontram anualmente para debater sobre o cenário educacional e traçar políticas de gestão, consolidando projetos institucionais e parcerias. O evento é direcionado para reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi, incluindo os de Ensino e de Administração.

A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Neste ano de 2017, a 41ª Reditec está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), sendo sediada na cidade de João Pessoa. O evento será realizado no Centro de Convenções do Estado da Paraíba, nos dias 20 a 23 de novembro.

Cerca de 1000 líderes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem participar do evento, além dos palestrantes de renome e educadores selecionados para apresentar trabalhos e desenvolver atividades durante a programação. Empresas e outras entidades governamentais e da sociedade civil organizada também são chamadas a participar, pois o evento é aberto para exposição em estandes.

O tema principal da 41ª Reditec é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O evento será composto de palestras e mesas-redondas e várias temáticas já foram pré-definidas para os debates. A Reditec também conta com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Gestão, Extensão, Ensino, Pesquisa, Internacionalização, um espaço em que educadores apresentam iniciativas bem sucedidas que foram desenvolvidas nas instituições. Os líderes também se reúnem nos respectivos Fóruns temáticos de Planejamento, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Relações Internacionais, Desenvolvimento Institucional, Educação no Campo. Reuniões regionais e visitas aos campi do IFPB também estão sendo propostas.

Paralelamente, o IFPB vai realizar outros eventos que podem ser apreciados pelo público presente à Reditec. São eles, o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), IV Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), III Competição de Robótica, e a Mostra de Extensão e Cultura. É a oportunidade de a sociedade entrar em contato com a produção de professores, técnicos e estudantes.