Palestrantes

Luiz Fernandes Dourado

Professor Titular e Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-doutor na École des hautes études en sciences sociales (EHESS, 2010) de Paris/França, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Educação pela UFG (1990), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela UFG (1983).

Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Secretário Adjunto da ANPEd e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Entre 2007-2014 foi Editor da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce (2007/2014). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior.

Membro do Conselho Superior da CAPES, do Conselho Técnico Científico da Capes, e do conselho editorial das revistas Retratos da Escola/CNTE/Esforce, Educação e Sociedade (Cedes), Horizonte Latino Americano do Mercosul e Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Entre 2012-2016, foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, entre 2014-2016 e do Fórum Nacional de Educação.

 

Gaudêncio Frigotto

É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aposentou-se como professor titular em Economia Política da Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação (História, Política, Sociedade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977), Bacharel em Filosofia pela UNIJUI-RS (1971) e graduado em Pedagogia pela UNIJUI-RS (1973).

Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires, onde fundou e coordenou o GT Trabalho e Exclusão Social. É membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na Cidade do México. Foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, em uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Educação (ABE). Agraciado em 2013 com o Prêmio Cora Coralina pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na 36ª Reunião Anual pela contribuição dada à inclusão educacional. Em 2015, foi recebeu o prêmio “Luta pela Terra – 30 anos do MST”. Membro do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais.

Pesquisador AI – Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês Científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc. Coordenador do Grupo Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE) no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos temas: educação e trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia, educação e a especificidade das relações de classe do capitalismo no Brasil. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e concursos públicos. Publicou mais de 60 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros.

 

Eline Neves Braga Nascimento

É a atual titular da Secretaria de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Setec) do MEC. É mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFP B) ; Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFPE) e formada em psicologia pela Faculdade Franssinete do Recife (Fafire), tendo capacitação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Berkeley (EUA).

Antes de assumir a Setec, Eline atuou como psicóloga educacional na rede particular de ensino e exerceu o cargo de professora de educação básica, técnica e tecnológica no Colégio de Aplicação da UFPE, entre 1998 e 2005. Na Universidade Federal de Pernambuco, coordenou projetos de extensão e pesquisa, inclusive em programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eline Braga exerceu atividades de consultoria em áreas como educação, gestão empresarial e de pessoas, além de ter integrado projetos em iniciativas sociais de voluntariado. Ela tem publicação em capítulo de livro, artigos em revistas acadêmicas e realiza pesquisa nas áreas de direitos humanos e orientação profissional.

 

 

Jefferson Manhães de Azevedo

É coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif e Reitor do Instituto Federal Fluminense. Formado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Informática e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como gestor educacional, participou da transformação da Escola Técnica Federal de Campos em Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), atual Instituto Federal Fluminense (IFF). Iniciou sua trajetória no IFF como docente, passando pela coordenação da área de informatização dos processos administrativos e acadêmicos. Foi vice-diretor-geral, diretor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Durante cinco anos esteve à frente da direção-geral do campus Campos Centro. Foi eleito para o cargo de reitor do IFF em dezembro de 2015.

 

 

 

Lucianne Stallivieri

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos – São Paulo – SP. Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador – USal, Buenos Aires. Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana – OUI – Região Brasil. Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária – Centro IGLU – Brasil. Membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional da CAPES. Membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB. Pesquisadora sobre o tema: Internacionalização do Ensino Superior, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional. Professora do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, onde ministra a disciplina Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Cooperação Acadêmica Internacional. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU – UFSC.

 

 

 

Rogério Dentello

Mestre em Composição pela Hochschule für Musik Köln (Alemanha). Servidor Público Federal lotado na Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP desde 2009. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Avaliação na Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Coordena o fluxo processual das avaliações pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e ações internacionais relacionadas à educação superior. É responsável pela secretaria da Rede de Agências Nacionais de Acreditação – RANA do MERCOSUL, que gerencia o sistema ARCU-SUL. Atua como formador de avaliadores internacionais para o ARCU-SUL. Assessora a diretora da DAES na Rede Ibero-americana de Garantia da Qualidade da Educação Superior – RIACES. Participa da equipe de Cooperação Internacional em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (Itamaraty) em projetos de implementação de sistemas de avaliação da educação superior em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

 

 

 

Carlos Ramos

É Vice-presidente para a Investigação, Internacionalização e Inovação – Instituto Politécnico do Porto (IPP). Nasceu em São Paulo, Brasil, em 1963. Obteve a graduação em Engenharia Eletrotécnica em 1986, o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 1993 e a Agregação (Livre Docência) em 2001, tendo sido esses graus e título obtidos na Universidade do Porto, em Portugal. Entre 1986 e1995 Carlos Ramos foi docente da Universidade do Porto. Passou a colaborar como Professor Coordenador no Instituto Politécnico do Porto a partir de 1993. A partir de março de 2010 passou a ocupar a posição de Vice-Presidente do Politécnico do Porto, sendo responsável pelas áreas de Pesquisa, Inovação e Internacionalização. As suas áreas de P&D centram-se à volta da Inteligência Artificial. Dispõe de cerca de 400 publicações científicas e participou em 50 projetos de P&D internacionais e nacionais, envolvendo instituições académicas e empresas, tendo coordenado cerca de metade desses projetos. Ao longo dos últimos anos tem trabalhado em projetos intercontinentais, em particular com o Brasil e a Coreia do Sul. Em 2015 Carlos Ramos recebeu a Comenda Luiz Inácio Lula da Silva atribuída pela Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF pelos relevantes serviços à Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Em outubro de 2017 iniciou a coordenação do projeto LAPASSION, um projeto orientado para a inovação pedagógica através do desenvolvimento de projetos e estágios de alunos em grupos multidisciplinares para responder a desafios lançados por empresas e outras organizações. Trata-se de um projeto do programa europeu Erasmus+ para partilha de Boas Práticas e que envolve 5 Institutos Federais do Brasil e o CONIF, além de parceiros de Portugal, Espanha, Finlândia, Uruguai e Chile.

 

Raúl Moya Martínez

É Reitor do Instituto Profesional Los Lagos, instituição da Universidad de Los Lagos (Chile) atuando como Presidente da Organização Universitária Interamericana (OUI). É engenheiro civil industrial e engenheiro em administração agroindustrial. Possui também mestrado em Sistemas de Gestão Integral da Qualidade. Trabalhou em organizações públicas e privadas nas áreas de qualidade e tecnologia. Trabalhou para a Universidade dos Lagos por mais de 10 anos onde foi responsável pela modelagem organizacional e gerenciamento das mudanças em Recursos Humanos. Em 2015, Raúl foi mandatado pela Universidade de Los Lagos para servir como Reitor do Instituto Tecnológico Regional da mesma Universidade, uma instituição focada na educação técnica, onde trabalha no fortalecimento da oferta acadêmica de sua instituição e dos 9 centros que tem em todo o país. Raúl Moya faz parte da rede de formação técnica do Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (CRUCH) e, desde 2014, participa como membro do Comitê Coordenador do Espaço Interamericano de Educação Superior Técnica e Tecnológica (EIESTEC), liderado pela Organização Universitária Interamericana (OUI).