Receptividade e programação variada são elogiadas pelos participantes da Reditec

A terra onde o sol nasce primeiro foi o lugar escolhido para a 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2107). O evento trouxe a João Pessoa mil participantes de todo o país e é neste cenário paradisíaco e inspirador, que o futuro da educação profissional foi discutido de 20 a 23 de novembro. Em meio a esse clima de troca de experiências, momentos marcantes e de entretenimento fugiram um pouco da rotina de reuniões, palestras e seminários.

O anfitrião da edição anterior, o ex-reitor do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), Denio Rebêllo, ficou encantado com a estrutura, a organização do evento e da cidade. “Este é um lugar extremamente apropriado para fazer um evento dessa magnitude”.  Pela segunda vez visitando a capital paraibana, Rebêllo ainda quis aproveitar a oportunidade para conhecer o projeto de ensino integrado do governo do estado.

“Tudo é muito bonito e aconchegante aqui. A cidade é maravilhosa não só em termos de visual, mas também pelo povo receptivo. João Pessoa está de parabéns por agregar em um evento tanta beleza”. Foi assim que a relações internacionais do IF São Paulo, Cynthia Fischer, definiu a cidade anfitriã da Reditec.

Após alguns anos sem vir à Reditec, o professor Rinaldo Sena Fernandes, do Instituto Federal do Amazonas, comenta que teve uma grata surpresa ao poder participar da mostra de extensão, atividade inaugurada na programação do evento na edição de 2015. Para ele, essa é uma das inovações mais importantes incorporadas ao evento nos últimos anos.

“Quando eu vinha à Reditec como gestor, tínhamos basicamente a reunião. Poder participar dessa mostra atualmente é muito bom, porque precisamos conhecer os trabalhos que são produzidos em toda a Rede”, comentou o docente. Outros pontos altos do evento até então, segundo o professor, foram a apresentação cultural da abertura e a fala do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, que homenageou cada uma das instituições presentes na Reditec.

Se para quem vem de outros estados a Reditec já é uma experiência memorável, para quem é “de casa” ela é ainda mais significativa. Também participando da mostra de extensão, o estudante do IFPB Bruno de Souza Vasconcelos conta que a oportunidade de trocar experiências com pessoas de todo o Brasil é muito gratificante.

Na mostra, ele apresentou um projeto para incentivar estudantes de ensino médio a buscarem a carreira docente, e comenta que a iniciativa do seu grupo já despertou interesse de gestores de outras partes do país. “Ontem mesmo a dirigente de uma escola tradicional do Rio de Janeiro conversou comigo e disse que tinha ficado bastante interessada no nosso projeto. Eles têm um programa semelhante na pós-graduação, então o nosso projeto seria um exemplo para eles aplicarem também na graduação”, comemora.

Greice Gomes (IFSul) e Ernani Baracho (IFPB) / jornalistas da Reditec