Atrações culturais da Reditec focam na tradição nordestina

O público presente à 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) poderá desfrutar da cultura nordestina durante o evento, no Centro de Convenções da Capital paraibana. A Comissão Cultural do IFPB elencou atrações que têm como foco as tradições regionais.

Na noite da abertura, no Teatro Pedra do Reino, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste é quem deve receber os visitantes. O grupo se inspira em ícones como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Seus integrantes são: Maestro Lucílio, Rodrigo Pereira, Marie Claire Heinis, Lucas Daniel, Francismar Caju, Geo Moura, Geraldo Junior, Nívea Maria, Katiusca Lamara, Saulo Bahia, Ely Porto, Benni Enderson e Marcos Júnior.

A Orquestra Sanfônica surgiu a partir de uma oficina de acordeon ofertada pela Associação Balaio Nordeste e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em 2010. O grupo teve diversas formações e já se apresentou na Europa, sempre mantendo no repertório o forró, xote, baião, coco, ciranda e o frevo.

Também está prevista apresentação musical do grupo Os Fulano, que já conquistou espaço garantido na cena cultural paraibana. Eles se apresentam no dia 21 de novembro, às 18h30, no Foyer. O grupo iniciou a trajetória na cidade de Santa Rita, região metropolitana da capital paraibana, em 2009. Com sanfona, zabumba e triângulo, os irmãos Lucas Dan, Lavínia Maria e Thiago Melo adentraram na tradição do Forró Pé de Serra.

Em 2011, se consolida a formação com Lucas Dan (voz e acordeon), Thiago Melo (voz e zabumba) e Betinho Lucena (voz, triângulo e efeitos). Em 2014, o grupo recebe a voz e o cavaquinho de Jader Finamore. Além do forró, tem ciranda e côco, inspirado nos folguedos populares com a figura do brincante.

No encerramento do evento, é a vez dos cantadores de viola. Às 18h, do dia 23 de novembro, também no Foyer, está prevista a apresentação de Oliveira de Panelas, que é reconhecido internacionalmente como um grande trovador brasileiro. Ele estará acompanhado de Antonio Costa, no duelo de viola.

A programação da Reditec ainda tem a apresentação do Grupo de Coco e Ciranda do Mestre Benedito às 19h do dia 22 de novembro. A Comissão Cultural abriu um edital para selecionar os talentos da instituição para se apresentarem no evento. Quem conseguiu o espaço foram: Grupo de Sax do IFPB; Grupo MP5, ambos do Campus João Pessoa, Coco da Dona Zefinha, de Cabedelo, e o grupo teatral Corpus, do Campus Picuí. Saiba mais sobre os grupos do IFPB nessa matéria no site da Reditec.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Imagem: Divulgação