Conheça as atrações culturais selecionadas para a Reditec 2017

A Comissão Cultural da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) divulgou o resultado final da seleção de grupos artísticos do IFPB que devem se apresentar no evento. Foram selecionados o Grupo de Sax do IFPB; Grupo MP5 e Coco da Dona Zefinha. Como teve uma vaga aberta, conforme explicou o presidente da Comissão Cultural, Lício Romero, foi convidado o grupo Corpus.

Grupo de Sax do IFPB

O Grupo de Sax do IFPB é formado por quatro saxofones e a base (baixo, guitarra, bateria e percussão). O principal objetivo do grupo é aproximar a música instrumental do jovem e do público em geral. O repertório do Grupo tem versões de canções populares brasileiras, muita ênfase no regional e a música paraibana já estava no repertório com Feira de Mangaio, de Sivuca.

O professor do Campus João Pessoa do IFPB, Draylton Siqueira Silva, é o orientador do Grupo e destaca que a formação está sempre em renovação: “no intuito de garantir oportunidades de participação a novos estudantes dos cursos técnicos”. Atualmente, o Grupo de Sax é formado por José Paulo de Almeida (sax soprano), Lucas Caetano (teclado), Lucas de Souza Matos (baixo elétrico), Joyce Jayne Lourenço (guitarra), Rinaldo Barbosa (bateria), Vitória Silva e Maria Cecília (sax alto), Arthur Amorim (sax tenor) e Lilian Araújo (sax barítono).

Grupo MP5

O Grupo MP5 é oriundo da base do Grupo de Sax do IFPB (baixo, guitarra, percussão, bateria, sax e teclado). Ele foi formado em meados de 2014 e tem uma pegada pop/rock. Seus integrantes são: professor Draylton Siqueira, no sax, Jonhmax de Almeida Silva, na percussão, Rhuan Pacheco Rodrigues, na guitarra, Marcellus de Alexandria Rique Filho, no baixo, Bennet de Oliveira Silva, na bateria, e o professor do Campus João Pessoa do IFPB, José Alessandro Dantas Dias Novo, no teclado.

Quanto ao repertório, o Grupo toca músicas pops como Paralamas do Sucesso, e nordestinas como Frevo Mulher, do paraibano Zé Ramalho. O grupo se apresentou no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, um dos grandes eventos que envolvem a Rede Federal de EPCT.

Coco de Dona Zefinha

O Coco de Dona Zefinha surgiu a partir do projeto de extensão do Campus Cajazeiras do IFPB, coordenado pelo servidor Daniel Andrade, no ano passado. O projeto visa fomentar novos públicos da cultura popular através do Coco, manifestação cultural dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará.

O projeto faz parte das atividades da Biblioteca Prof. Ribamar da Silva, que também fomenta a cultura através da realização de atividades culturais. O grupo vem se apresentando com frequência em Cajazeiras e região. O espetáculo Coco Sideral será transformado no primeiro EP do grupo, com previsão de lançamento para 2018. O Grupo é formado por estudantes do IFPB e da Universidade Federal de Campina Grande.

Grupo Corpus

O grupo de teatro do Campus Picuí iniciou sua trajetória com estudantes de vários cursos com a montagem do Auto de Natal em cordel, em 2013. Com a chegada de novas turmas que participaram dos Saraus Poéticos realizados no campus Picuí em 2015, nas aulas de Arte, surgiu a necessidade de recriar um grupo de teatro aberto para qualquer curso, sem limite de idade e novo formato.

Os trabalhos realizados pelo grupo novo chamado de Corpus foram: o sarau Todas as Mulheres (2015); as peças teatrais Bullying (2016); e Bulir ou Não Bulir (2017); e a performance poética Balaio Poético (2017). Os sete integrantes realizaram encontros para aprendizagens na área de teatro, debates sobre problemáticas como suicídio e bullying e um trabalho voltado para a valorização e reconhecimento da cultura paraibana, envolvendo poesia e músicas.