Setec assina parceria com o Instituto Politécnico do Porto na Reditec 2017

Na ocasião da palestra da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Braga, um memorando de entendimento foi assinado com a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho. O documento oficializou o compromisso de cooperação entre Brasil e Portugal para promoção e desenvolvimento de iniciativas nas áreas de pesquisa aplicada, inovação e projetos cocriativos.

“É com muita satisfação que assino esse memorando com o Instituto Politécnico do Porto. Fiz questão de oficializar esse compromisso aqui, na Reditec, pela importância dessa parceria com Portugal, um país irmão”, comentou a secretária.  Ela também destacou um dos projetos integrantes do acordo, o Virtual Sign, uma ferramenta automática e bidirecional de tradução em língua de sinais, por meio do uso de um avatar.

O projeto é resultado de um trabalho conjunto entre a instituição portuguesa e o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de pesquisadores e bolsistas que estão desenvolvendo um protótipo de luva, contendo sensores que possibilitam a identificação do posicionamento dos dedos das mãos, de forma a reconhecer as configurações de mãos de sinais utilizados nas Línguas de Sinais.

De acordo com a professora do IFG, Bruna Caroline Rocha, trata-se de um projeto grandioso executado com o apoio da Setec/MEC . “A ideia é auxiliar a vida das pessoas e não substituir profissionais. Esperamos que daqui a alguns anos, não tenhamos mais que usar a palavra inclusão, pois todos serão iguais”, comentou.

Texto: Érica Vilela / jornalista do IFSul Minas

Fotos: Antônio Evaldo Sores / técnico em audiovisual do IFRR