Repentistas trazem cultura oral do Nordeste na despedida do evento

Agradando uma plateia com representantes de todas as regiões do Brasil, os repentistas Oliveira de Panelas e Antônio Costa abrilhantaram a noite desta quinta–feira (23), último dia da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017).

Na estrada há mais de 50 anos, o repentista Oliveira de Panelas explicou que o repente é a poesia improvisada, os versos são elaborados na hora, por provocação de um assunto escolhido.

Felizes em representar o Nordeste na poesia repentista, a dupla falou da satisfação em encerrar um evento tão importante na área da educação. “Foi um grande incentivo para nós, é uma satisfação ímpar levar nossa arte para essa plateia tão diversificada. Para nossa cultura é muito valoroso”, ressaltou o músico Antônio Costa.

Na ocasião, Ovídio Junior, paraibano, que atua na região norte como o Pró reitor de ensino, do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), fez questão de ficar até o final da apresentação para prestigiar a dupla. “Desde criança que convivo nesse meio, foi muito bom poder apreciar a poesia dos repentistas na programação do evento. Essa expressão cultural precisa ser propagada por todas as gerações”, destacou.

Nos outros dias do evento, os visitantes também puderam conhecer um pouco mais da cultura nordestina com as apresentações que ocorriam nos horários de 13h30 e 18h30, no Foyer do Centro de Convenções da Paraíba. O público prestigiou a apresentação do Coco de Dona Zefinha e o Grupo de Coco e Ciranda do Mestre Benedito. Os momentos de descontração renderam participação ativa da plateia.

Texto: Samia Cardeal / Jornalista do IFAP)

Fotos: Edvan Diniz (PB)