Palestra e mesa redonda discutem estatísticas educacionais e boas práticas na Rede Federal

As atividades da manhã, desta terça-feira (21), na Reditec 2017, foram iniciadas com a Palestra “As Estatísticas Educacionais em defesa da Rede Federal”, ministrada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Educacionais (Inep) Gustavo Morais.

Em sua abordagem, Gustavo Morais ressaltou a importância dos indicadores e estatísticas para educação, e que por meio dos dados é possível defender o potencial e a dinâmica que a Rede apresenta, sem ignorar às distorções que precisam ser reconhecidas.

O pesquisador do Inep destacou que a educação superior da Rede tem sido premiada internacionalmente, demostrando que os dados são importantes para informar o crescimento. “Em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha será implantada na Rede Federal, com o objetivo de trabalhar coletivamente para obter dados e controlar melhor as informações, afinal somos uma Rede que se espalha por todo território nacional, trazendo desenvolvimento. Não é do governo A, nem do governo B, é do povo brasileiro”, frisou Gustavo.

Em seguida da abordagem do pesquisador do Inep, ocorreram discussões e explanações sobre “Boas práticas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em acesso permanência e êxito” com a participação da coordenadora da Câmara de Ensino do Conif, Sônia Fernandes, Reitora do Instituto Federal Catarinense; o integrante da Câmara de Pesquisa do Conif, Luiz Staszcak, Reitor do IF de Mato Grosso do Sul, e o coordenador do Fórum de Extensão do Conif, Wilson Matos, Pró-Reitor de Extensão do IF de São Paulo.

Conforme Sônia Fernandes, Reitora do Instituto Federal Catarinense, é um dos desafios da Rede, pensar em boas práticas, e buscar acesso, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica. “Não podemos deixar ninguém para trás, é nossa responsabilidade buscar mecanismos para termos êxito nas ações de educação profissional”, falou.

Para Luiz Staszcak, Reitor do IF de Mato Grosso do Sul, as feiras científicas têm sido iniciativas bem-sucedidas, fazendo com que os jovens tenham mais oportunidades e levem o empenho para o âmbito mundial. “A pesquisa, ensino e extensão, são mais que um tripé, eles formam uma grande coluna, garantindo oportunidades”, frisou.

Trazendo uma visão de extensão, o Pró-Reitor Wilson Matos finalizou que por meio da extensão o estudante tem a convivência com a realidade social e prática profissional, colaborando na consolidação de sua formação acadêmica. “Deste modo, é possível garantir que os estudantes vejam significados em tudo que estão vivenciando na querida Rede”.

Texto: Sâmia Cardeal – Jornalista do IFAP

Fotos: Antônio Evaldo Soares – Técnico audiovisual do IFRR