Livro mostra a produção acadêmica dos últimos dez anos dos Institutos

As conquistas nas áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação da Rede Federal nos últimos dez anos estão reunidas em um livro lançado na tarde desta quarta-feira, 22, na 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). Organizado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal de Goiás, Ruberley de Souza, a obra reúne, em 14 capítulos, as atividades desenvolvidas neste período, além da recuperação histórica do trabalho editorial da rede.

“Pesquisa, inovação e pós-graduação da Rede Federal”, título da obra, levou um ano para ser concluída. Ela é fruto de um levantamento realizado dentro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Conif. De acordo com Souza, os números apresentados foram tão expressivos que decidiram registrá-los e divulgá-los. No caso da pós-graduação, a rede teve um crescimento acima de 1000%  no período de 2007 a 2016.

Dividido em sete partes: introdução, pesquisa, inovação, internacionalização, pós-graduação e perspectivas futuras, o livro contou com a colaboração de 28 pesquisadores­/autores da Rede Federal que revelaram nas quase 300 páginas, a evolução da produção acadêmica de toda a Rede Federal. “Fazendo um apanhado da evolução que nós tivemos, só temos que acreditar ainda mais na força dos institutos. Sabemos que a situação está complicada, mas não podemos parar de sonhar”, diz o organizador.

Os indicadores mostram que a região Nordeste teve o maior número da Rede em projetos de pesquisa passando dos 152, em 2007, para 3.000, em 2016. Em termos percentuais, a região Norte supera todas as regiões com um aumento superior a 6000%. “A Rede representa o Brasil e essa publicação materializa o que estamos produzindo para o país”, comenta a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC) e coordenadora da Câmara de Pesquisas do Conif, Rosana Cavalcante dos Santos.

Os interessados em adquirir a obra podem obter mais informações pelo e-mail da editora do Instituto Federal de Goiás: editora.ifg.edu.br

Texto: Ernani Baracho – jornalista do IFPB

Fotos: Antonio Evaldo Soares – técnico em audiovisual do IFRR