Diretores gerais se reúnem para traçar ações sobre acesso, permanência e êxito na Rede

No último dia da Reditec 2017, os diretores gerais dos campi da Rede Federal se reuniram para debater a temática “Acesso, Permanência e Êxito”, em busca de soluções para a melhoria da educação profissional e tecnológica brasileira.

Região Sul

Centralizando a discussão em torno da temática deste ano da Reditec, o Fórum de Diretores Gerais da região Sul teve como centro do debate a questão da permanência dos estudantes nas instituições. Além de identificar a insuficiência dos auxílios estudantis como uma das causas da evasão nos três estados, o fórum também destacou a dificuldade de oferta de transporte e alimentação aos estudantes como empecilhos para a continuidade dos alunos nos cursos.

Como possibilidades de impulsionar a permanência dos estudantes, algumas iniciativas foram sugeridas, como o estímulo à participação da família na vida escolar dos alunos, a revisão dos projetos de cursos, a construção de uma política de monitoramento de egressos, o incremento das ações inclusivas e a oferta de formação continuada de professores. Quanto ao acesso, o fórum propôs a aproximação das instituições com a rede de educação básica, a democratização dos processos de ingresso e a elaboração de editais com uma linguagem mais simples e acessível.

Entre as proposições mais bem recebidas para fortalecer o trabalho das instituições da região Sul, está a criação de um fórum permanente de gestores dos institutos dos três estados, preferencialmente anterior à Reditec, para discussão das pautas prioritárias da região.

Outra proposta encaminhada pelo fórum foi a realização de um ato público nacional, no dia 6 de dezembro, para sensibilização da sociedade sobre as dificuldades de custeio e investimento enfrentadas pelas instituições devido ao contingenciamento de recursos federais destinados à educação. Além da mobilização, o grupo também sugeriu uma série de eventos e mobilizações ao longo de 2018 em comemoração aos 10 anos da Rede.

(Texto: Greice Gomes /jornalista do IFSul)

Região Norte

Mais de 42 diretores-gerais de campi dos Institutos Federais da Região Norte estiveram reunidos para debater a questão de acesso, permanência e êxito na Rede Federal.

Segundo a diretora-geral do Campus Boa Vista, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Joseane de Souza Cortez, reunir representantes dos sete institutos federais contribui no fortalecimento em prol da região Amazônica. “É muito importante termos esse espaço para nos conhecer, reunir e conversar sobre as questões difíceis que enfrentamos no cotidiano. A problemática do transporte escolar é comum entre todos, devido à complexidade de logística na região. Mas saímos felizes em poder ouvir e trocar experiências com os colegas. Nossa missão agora é buscar a institucionalização do Fórum de Diretores da Amazônia”, comentou, ao fazer um balanço da reunião.

(Texto: Ana Paula Batista / jornalista do IFAM)

Região Nordeste

Os diretores dos Institutos Federais dos nove estados da região Nordeste se reuniram sob a coordenação do reitor do IF Ceará, Virgílio Augusto, e discutiram, dentro do eixo temático “acesso, permanência e êxito”, medidas a serem implementadas para que o tripé proposto se faça acontecer de fato. Neste sentido, os gestores aprovaram medidas tais como: fazer parcerias com órgãos governamentais externos, agregar mais atividades de extensão, retorno de egressos, maior apoio aos profissionais de assistência estudantil, melhorias no processo seletivo e na comunicação com a comunidade, principalmente os mais jovens.

De acordo com Augusto, os fóruns se tornam o momento mais esperado por todos os diretores e pró-reitores, pois é a oportunidade de avaliar as problemáticas do dia a dia das instituições. “A dinâmica é que no final todas as regiões construam um documento que sirva como ferramenta para termos a solução ao nosso alcance”, destaca.

O diretor-geral do campus Garanhuns, José Carlos, analisou que as comunidades localizadas em locais mais distantes dos grandes centros precisam ter uma compreensão maior do que representa e o que são os institutos. “Os campi do interior necessitam ser reconhecidos e compreendidos pela sociedade”, alerta o diretor.

Para cumprir a jornada de formação do estudante, o grupo defendeu o fortalecimento da assistência estudantil, dando ênfase à questão do transporte e das equipes multidisciplinares e no tocante ao êxito a necessidade de se trabalhar a inserção no mundo do trabalho e sua formação cidadã.

(Texto: Ernani Baracho  / jornalista do IFPB)

Região Sudeste

Os diretores gerais dos campi da Rede Federal de EPCT na região Sudeste discutiram a temática central da Reditec com o compartilhamento de experiências em torno do acesso, da permanência e do êxito. Os gestores propuseram ações conjuntas e firmaram o compromisso de manter o dialogo à distância mediante plataformas digitais. A intenção é que no próximo encontro presencial de todos na Reditec 2018, em Búzios, no Rio de Janeiro, já se possa estar com discussões mais amadurecidas visando aperfeiçoar o trabalho de modo contínuo.

“A participação no Fórum é importante porque a gente pode compartilhar experiências, identificar problemas comuns a todos os campi que compõem a região, apresentar ações que desenvolvemos individualmente em cada campus e ouvir ideias para nos ajudar a complementar o que a gente já implementa”, destacou o diretor geral do Campus Guarus, do Instituto Federal Fluminenses, Christiano de Carvalho Leal.

 (Colaboração: Mônica Athayde  / jornalista do IFF)

Região Centro Oeste

O Fórum dos diretores e dirigentes do Centro Oeste foi de grande importância na troca de informações e proposições de ações de planejamento para fortalecer a Rede de educação profissional e tecnológica na região.

A reunião teve amplo debate e participação, em relação ao acesso, permanência, êxito e gestão.  Foram debatidas formas de acesso adotadas pela Rede para atender o filho e a filha do trabalhador brasileiro, e estratégias para permanência no ensino médio integrado, cursos subsequentes e Educação de Jovens e Adultos.

Com relação ao êxito, foi discutido o fortalecimento da rede, com parcerias e diálogos nos arranjos produtivos locais, onde as instituições estão. Na área de gestão, uma das proposições é aumentar ações de divulgação para que a sociedade conheça a estrutura IF.

O presidente do fórum, o Reitor do Instituto Federal do Mato Grosso, Willian de Paula, destacou a importância do feedback dos egressos, para estabelecer a questão do êxito. “Eles que vão pontuar como foi a inserção no mundo do trabalho, como está sendo a verticalização da formação deles. O momento foi muito importante para discutirmos nossas demandas para o fortalecimento da Rede”, falou.

(Texto: Sâmia Cardeal  / jornalista do IFAP)

Fotos: Antonio Evaldo Soares / Técnico em audiovisual do IFRR