Comissões da Reditec deixam legado de parceria para a Rede

Cerca de 40 pessoas do IFPB atuaram na Comissão Organizadora da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) com atividades relacionadas às áreas de cultura, logística, infraestrutura, tecnologia da informação e comunicação.

O presidente da Comissão Central, Silvio Romero, que assumiu as atividades em março deste ano, destacou a atuação de toda a equipe para a realização do evento. “Nos subdividimos em subcomissões e trabalhamos com afinco para cumprir os prazos e as atividades de todas as áreas. Temos o privilégio de ter um espaço como o Centro de Convenções e um povo muito hospitaleiro. Isso foi decisivo para o sucesso do evento”, comentou.

Responsável pela subcomissão de logística e infraestrutura, o servidor Suelânio Viegas, considerou a experiência muito gratificante. “Dentro da nossa subcomissão, trabalhamos de forma colaborativa e conseguimos entregar todas as tarefas. O feedback tem sido muito positivo, estamos muito satisfeitos”, afirmou.

O evento foi além das expectativas dos participantes. O professor Romaro Silva, representante da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), comentou que a estrutura do evento possibilitou uma grande facilidade para participação de um grande número de programações sem precisar se deslocar para ambientes mais distantes.

“Toda a logística da cidade e do local foram facilitadores no êxito do evento. A programação cultural estava fantástica, a começar pela abertura com a valorização de um ritmo tipicamente Nordestino e de grande valor histórico social para o Brasil”, comentou o gestor do IFAP.

Comunicação fez trabalho articulado de Rede

Com eventos simultâneos internos acontecendo juntamente com a programação da Reunião, o IFPB precisou contar com uma “força tarefa”, reunindo comunicadores da Reitoria e dos campi, docentes, técnicos, estagiários e estudantes monitores. Os campi do IFPB que colaboraram mais de perto foram: João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Guarabira, Catolé do Rocha e Princesa Isabel. Na condução e organização dessa equipe da cobertura dos eventos do IFPB, estava a jornalista da Reitoria, Patrícia Nogueira.

A Comunicação foi uma subcomissão que trabalhou de modo diferenciado, pois, durante o evento, além dos servidores da Reitoria e dos campi do IFPB, pôde contar com profissionais de outros Institutos. Foi um trabalho efetivo de articulação da Rede, com servidores cedidos pela instituição de origem com o objetivo de colaborar para o sucesso do evento.

Os Institutos que colaboraram com profissionais para as matérias jornalísticas do site, da TV, Rádio e as mídias sociais foram: IFPE, IFSP, IFES, IFF, IFAP, IFRR, IFSUL, IFSULDEMINAS, IFRS, IFSC, IFBaiano e IFRN. A jornalista da Reitoria do IFPB, Ana Carolina Abiahy, comemora que o material de cobertura teve boa aceitação dos colegas da Rede, antes e durante o evento, possibilitando que quem não veio pudesse ter o máximo de informação sobre as instituições.

Ana Carolina coordenou a cobertura da Reditec, com a elaboração das pautas e edição das matérias do site. “Considero um desafio vencido. Teve stress, cansaço, mas, acima de tudo dedicação e superação de limites. Quem veio vestiu literalmente a camisa da Reditec e trouxe ensinamentos para o nosso trabalho cotidiano. É um exemplo da força da Rede e da importância da Comunicação para a articulação disso tudo”, declarou Ana Carolina.

Na organização da cobertura online da Rádio, que ainda lançará podcasts com as entrevistas realizadas, estava o diretor de Comunicação do IFPB, Filipe Donner. Ele agradeceu a todos os comunicadores que atenderam ao convite do IFPB colaborando na cobertura da Reditec 2017

O jornalista Felipe de Angelis comandou as entradas ao vivo na rádio com entrevistas e informações sobre o evento. “Conheci o Filipe Donner no início da rede federal de educação e trabalhamos juntos em várias oportunidades. Quando recebi o convite, aceitei de pronto,” informou Felipe de Angelis.

Já a equipe do Audiovisual ficou sob a coordenação de Mercyo Costa, da TV IFPB. “Foram dias importantes para a Rede, para a gente se conhecer, isso foi muito válido, mostrou  que nossa comunicação tem força e que podemos avançar. Tudo o que aconteceu foi documentado, não deixamos nada de fora, conseguimos entregar 26 vídeos”, comentou Mercyo.

Durante todo o evento, o público acompanhou os repórteres em suas matérias, mas nos bastidores para que tudo acontecesse um monte de gente estava dedicada como Clébio Melo, Thiago Andrade, Daniel Chaves, Tiago Quintes, Vinicius Almeida, Márcio Araújo, João Carlos Beltrão, Petrônio Lins, Regina dos Anjos, Alan Felix.

O programador visual da Reitoria do IFPB, Luzivan Silva, foi o responsável por toda a identidade visual, um dos pontos altos da Reditec 2017, que teve o pico de trabalho meses antes da realização. As mídias sociais da Reditec 2017 tiveram o upgrade durante o evento com a presença da Relações Públicas Etiene Mozart, do IFPE.

Texto: Beatriz Toso (IFES), Gustavo Rodrigues (IFPB) e Sâmia Cardeal (IFAP)

Foto: Jerusa Farias (IFPB)