Acessibilidade, planejamento, agricultura familiar, ciência itinerante e experiência internacional fecham apresentações da Mostra

O espaço para disseminar ações bem-sucedidas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão administrativa e internacionalização já é tradição dentro da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Na tarde desta quarta-feira, 22, os servidores das instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica das regiões Sul, Sudeste e Nordeste apresentaram suas experiências exitosas.

Foram compartilhadas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ações no eixo de ensino e pesquisa. Na modalidade de ensino o projeto intitulado “Proeja em território Campesino”, do campus São Miguel do Oeste, foi apresentado pelo professor e diretor-geral, Diego Albino Martins. O projeto trata-se da experiência do Proeja nas Técnicas em Agricultura Familiar, um curso voltado para agricultores e ofertado diretamente na comunidade rural de São Miguel do Oeste, através de uma parceria entre o IFSC e o poder público municipal.

Já na modalidade de pesquisa, o IFSC expôs os projetos na área de tecnologia assertiva, do campus Chapecó. Um dos trabalhos apresentados pelo docente Cristiano Kullman foi a colher assistiva, criada para pessoas que sofrem com tremores. O objetivo da colher é a correção desses movimentos involuntários, fazendo com que a pessoa se alimente normalmente.

Também no campo de pesquisa, a professora Simone Vasconcelos, do IF Fluminense apresentou o sistema “Gestão Integrada” do Polo de Inovação. O sistema permite auxiliar o planejamento, execução e controle dos processos e projetos de uma organização.

Como exemplo de uma experiência exitosa, na modalidade extensão, o professor Marcelo Souza, do IF Baiano, encantou a todos, com as ações do programa “Ciência Itinerante: a cultura, a ciência e o conhecimento ao seu alcance”. O programa se materializa por meio de apresentações de experiências, painéis interativos e exposições, implantadas em escolas públicas, feiras, museus, dentre outros espaços, contribuindo para melhoria na qualidade do ensino.

Já o Instituto Federal do Paraná apresentou, na modalidade de Internacionalização, a “Integração Latina Americana: Agroecologia, o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar como experiência de internacionalização”. O projeto, de autoria do professor Joao Cláudio Madureira, tem uma grande participação de jovens estrangeiros, oriundos de países da América Latina e Caribe, no Curso Superior de Tecnologia Agroecologia, ofertado pelo campus Campo Largo, interagindo entre várias culturas por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A anfitriã do evento, IFPB, apresentou um projeto na área de Gestão. O docente Álvaro Cavalcanti expôs um “Modelo de gestão estratégica integrado à sustentabilidade, à mensuração, desempenho e ao planejamento institucional de longo prazo: uma experiência empírica com o Planede 2025. O Planejamento Estratégico do IFPB está sendo executado a partir desse sistema online que congrega diversos dados da instituição e quer ser uma ferramenta útil para a tomada de decisões dos gestores.

A programação da Mostra das Experiências Exitosas foi finalizada com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no eixo de internacionalização. O Assessor de Relações Internacionais, Daniel Augusto de Oliveira, falou do programa de intercâmbio do Instituto “IF Sudeste MG Internacional” destacando a experiência internacional como ferramenta para desenvolver habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Texto: Sâmia Cardeal – jornalista do IFAP

Fotos: Antônio Evaldo Soares – técnico audiovisual do IFRR