Educadores comentam participação em Mostra de Experiências Exitosas

A Mostra de Experiências Exitosas é uma das atividades da Reditec mais esperadas durante a programação do evento. É um espaço de compartilhamento das boas práticas das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As inscrições estão abertas a todos os servidores da Rede, não apenas aos dirigentes. Os trabalhos se desenvolvem nos eixos de Ensino, Pesquisa/Inovação, Extensão, Internacionalização e Gestão Administrativa.

Na última edição da Reditec, o IFPB, que é a atual instituição sede, teve dois trabalhos aprovados para a Mostra. Os educadores que estavam à frente dos projetos contaram como foi rica a participação no evento e estimulam outros servidores a inscreverem suas propostas.

Na área de Extensão, o trabalho “Política Institucional Indutora para a organização de redes acadêmicas e comunitárias: uma experiência de Educação Profissional e Territorial mediada pelas ações de extensão integradas ao desenvolvimento de ensino, a Rede Rizoma do IFPB” foi apresentado pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Vania Maria de Medeiros.

“A apresentação da Política Diretiva de Extensão, que tem o objetivo de estimular a formação de coletivos de trabalho organizados em rede, com o fortalecimento do protagonismo estudantil, despertou interesse dos presentes”, comemora Vânia. Segundo a pró-reitora, a Mostra representou uma oportunidade para reconhecer parceiros e estimulou a divulgação do trabalho extensionista do IFPB para o IFCE, IF Goiano, IFAM e IFRN.

“Cada espaço de troca de experiência fortalece o conhecimento sobre as diferentes realidades e a descoberta de diferenças e convergências na construção de um projeto de país que valoriza suas potencialidades e talentos produtivos no âmbito da tecnologia, cultura, educação e ação social”, ressaltou a professora Vania.

Na área de Gestão, um dos trabalhos selecionados na última edição da Reditec foi “Processos de implantação do Portal de Periódicos e Repositório digital do Instituto Federal da Paraíba”. A iniciativa foi apresentada pelo docente da Coordenação de Informática do Campus Campina Grande do IFPB, Rhavy Maia Guedes, e enfocava uma iniciativa desenvolvida na Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG).

“Foi uma experiência coletiva, que teve apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação e da Pró-Reitoria de Extensão”, destacou a pró-reitora da PRPIPG, Francilda Araújo Inácio. Acesse  http://periodicos.ifpb.edu.br/ e http://repositorio.ifpb.edu.br/ e conheça a experiência em sua concretude. Nesses ambientes, ficam disponíveis várias modalidades de publicações do IFPB, como revistas científicas, o acervo da Editora IFPB e a produção acadêmica de servidores e estudantes.