Comissões de organização da Reditec no IFPB se mobilizam para o evento

A 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) só acontece de 20 a 23 de novembro, mas no IFPB o reitor Nicácio Lopes deu o pontapé inicial para os preparativos assim que a instituição foi anunciada como sede, ainda no encerramento do evento em 2016. Uma comissão geral foi designada ainda em janeiro de 2017 e sete outras subcomissões foram formadas.

São sete comissões: Tecnologia da Informação, Finanças, Temática (Científica e Tecnológica), Cultura, Infraestrutura, Comunicação e Internacionalização. Os grupos são heterogêneos com servidores da Reitoria e de campi. A presidência da comissão central esteve nas mãos do servidor Ramiro Pinto, nos primeiros meses, mas, atualmente, o professor Sílvio Romero Farias é o presidente.

Sílvio Romero tem experiência na organização de eventos nacionais da Rede, como os Jogos dos Institutos Federais (JIFs). “O trabalho de uma comissão depende da outra pra funcionar, tem que ser um diálogo coletivo”, é o lema de Sílvio Romero. O reitor Nicácio Lopes tem feito questão de participar dos encontros com as comissões.

Os profissionais da organização também já se reuniram com Alexandre Bahia, o representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), que é o realizador do evento, ao lado da Setec-MEC.

Comissões já visitaram o Centro de Convenções da capital paraibana, que vai ser a sede do evento, para a definição de vários aspectos logísticos. Toda a identidade visual da Reditec 2017 já foi definida e as possíveis aplicações da marca estão consolidadas em um manual. A cobertura do evento vai contar com a presença de comunicadores que fazem parte da Rede Federal de EPCT e não só dos profissionais do IFPB.

Um grande pregão está sendo preparado para a aquisição de equipamentos e de serviços. Contratação de transporte, de empresas alimentícias, de grandes estruturas de luz e som, entre vários equipamentos tecnológicos, já foram pensadas pelos integrantes e serão providenciados para o conforto dos mais de 1000 participantes.

 

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB